13/04/2015

Bolsa/sacola passo a passo

A novela das sacolinhas está de volta. E o que fazer, já que algumas pessoas, me incluo, fazia uso destas sacolinhas? Acho melhor do que fazer igual umas vizinhas que tenho, que jogam lixos sem sacolas, enfim, nem vou entrar no mérito. A retirada das tão famosas sacolinhas, segundo, é para ajudar o meio ambiente, como se isso fosse o principal motivo para estar do jeito que está, também nem vou entrar no mérito. Vamos fazer nossas próprias sacolas ou bolsas, pois não somos obrigadas, ainda, a comprar as sacolinhas que segundo, vai ajudar o planeta, nem vou entrar no mérito, mas já entrando  nele, acho um absurdo a cobrança de R$ 8 a 10 centavos, pronto escrevi. Desabafos feitos, vamos ao post da bolsa/sacola. Confesso que não tinha pensado nisso, até que semana passada fomos ao mercado e cadê as sacolinhas? E o resultado foram, caixas e mais caixas, ou pagar o valor das substitutas, ou comprar, ainda mais caro as sacolas. Vamos ao post. Somos criadoras/arteiras, apesar de não entender muito de costura, me viro quase bem, então fiz a minha bolsa/sacola e para quem não tem máquina, pode ser feito a mão. Materiais necessários: tecido, máquina de costura e viés. 

Modo de fazer:

Cortar duas faixas medindo 22cm por 39cm, que serão as laterais da bolsa/sacola. Cortar duas vezes no tecido 39cm x 45cm(frente e trás) e uma faixa medindo 23cm por 45cm (fundo), já tem margem de costura, mas nada impede de aumentar ou diminuir o tamanho da bolsa/sacola, costura-se tudo, e para o acabamento costurar o viés. Para as alças, duas faixas de 5cm por 70, dobrar ao meio e passar duas costuras, fixar na bolsa/sacola. Obs.: o tecido que usei é o xadrez flanelado, este tecido é bem resistente, pois vamos carregar peso, precisa ser bem reforçado. 

Bolsa finalizada