18/05/2011

Unhas

Unhas sempre bonitas e bem pintadas, com cores da moda. Mas não sabemos se elas estão saudáveis, ou se estamos  fazendo o procedimento adequado, seja na hora de retirar o esmalte, ou na escolha dos produtos. O que é melhor, acetona ou removedor?
Temos noções distorcidas quando o assunto é esmaltes, acetona e removedor. Acreditamos que o esmalte escuro fortalece e acelera o crescimento das unhas e isso não é verdade, pois os esmaltes escuros não possuem substâncias para esse propósito. 
Quanto a acetona, é o modo mais fácil e mais rápido para a retirada do esmalte. Erro grosseiro, pois ela  agride e contribui para que nossas unhas fiquem danificadas. A acetona  deixa nossas unhas cada vez mais fracas e esbranquiçadas, sem contar que algumas pessoas podem ter alergias pelo seu uso. O correto seria o uso de removedores que não contenham acetona na sua composição, pois eles não agridem e nem ressecam nossas unhas. Alguns anos atrás eu fazia o uso da acetona e de esmaltes comuns, nessa época tive uma coceira nos olhos e isso foi aumentando, ficando irritado e inchado. Meu rosto foi invadido por manchas avermelhadas que quanto mais coçava, mais elas apareciam. Cansada de visitar clínicos e alergistas, que sempre me davam o mesmo diagnóstico, de psoríase. Estava desesperada, pois aos primeiros sintomas fui a um clínico geral, tentou e nada conseguiu, me encaminhou para um alergista, que também tentou sem nenhum sucesso, este me encaminhou para um dermatologista. Marquei uma consulta com a dermatologista, esta me fez várias perguntas, inclusive que tipo de esmalte usava e se fazia o uso da acetona para retirar o esmalte, respondi que sim. Esta dermatologista, simplesmente me recomendou a suspensão do esmalte e da acetona. Segui a orientação dela, em poucas semanas meus olhos estavam sem nenhuma irritação, o quadro foi melhorando a cada dia.  Depois do ocorrido, não uso mais esmaltes comuns, estes foram substituídos por hipoalergênicos, e a acetona por removedor sem acetona na sua composição. Outro vilão que contribui para a destruição das nossas unhas é a umidade. Unhas úmidas por longo tempo podem elevar o aparecimento da famosa micose. Para que tenhamos unhas saudáveis e sempre bonitas, precisamos tomar esses e outros cuidados.


Postar um comentário